segunda-feira, março 20, 2006

Notebooks de U$ 299,00

Como eu já havia profetizado, o notebook do MIT de U$ 100,00 (ver post abaixo) já está repercutindo para a massificação de componentes utilizados pelos notebooks comerciais e influencia na estratégia de preços também. Prova disso é o anúncio por parte de fabricantes de notebooks de Taiwan de lançarem já no segundo semestre desse ano notebooks que serão comercializados por U$ 299,00.

Além do fator notebook de U$ 100,00 tem outro fator que estimula o lançamento desse notebook de U$ 299,00 que é o Windows Vista, que lança na mesma época, pois vai exigir notebooks completamente novos pra rodar, pois vai exigir no mínimo 1Gb de memória, vídeo com DirectX 9 ou superior, um HD de 40gb pra começar a brincar com a criança, quem quiser performance pode pensar em 2Gb, HD rápido de 100gb, placa de vídeo interna dedicada da ATI ou Nvidia, e processadores de duplo core de 64 bits. Isso vai fazer o preço dos notebooks novos subirem e abre um espaço enorme para notebooks acessíveis, que no fim das contas, acabam fazendo a mesma coisa que se faz com um Windows Vista.

Como muito fabricante não vai querer e nem conseguir vender notebook com Windows XP, pois a Microsoft não costuma baratear as versões anteriores do Windows, fica uma boa vender notebook bem barato, com Linux rodando belezinha e que atende uma boa parcela do mercado.

Ainda não saiu a especificação do produto, mas pelo preço deve sair com Linux, 256mb de memória, 40gb de HD (ou menos se usar Flash Memory), CPU da Via ou Transmeta, bateria de 1h30m a 2h, Drive Combo (leitor de DVD, gravador de CD), rede, wi-fi e sem manivela. Vai servir pra navegar na internet, usar Skype, programas tipo Office, ver filmes, etc. Alguém duvida que nesse preço vai vender muito? Eu não...

1 Comments:

At 7:45 PM, Blogger Sérgio Lima said...

Cara, é o que eu chamo de computação sensata. Pra que esse setup monstruoso, se na maior parte dos casos ele ficará obsoleto pelo usuário e apenas o ineficiente OS (Vista) é que precisará de tanto hardware...

 

Postar um comentário

<< Home